Tendências de Design Gráfico para 2024

A cada ano, novas tendências chegam para ditar o que vai estar em evidência na área do Design, enquanto outras práticas tornam-se obsoletas. Com o avanço intenso da inteligência artificial, os processos criativos e os profissionais que trabalham com isso vão passar por mudanças e adaptações constantes.

Por isso, a gente resolveu traduzir aqui um artigo bem legal da Graphic Mama, com as tendências que vêm forte em 2024:

Quase 2024! Pelo oitavo ano, reunimos exemplos incríveis e inspiradores das principais mentes criativas e os classificamos em 10 tendências de design gráfico.

As coisas serão totalmente diferentes em 2024, especialmente para a área criativa. Tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina abalaram as coisas, e o design gráfico foi intensamente atingido. Ferramentas como DALL-E 2 e Midjourney mudaram o jogo rapidamente.

Agora, em 2024, temos que nos adaptar. Designers e artistas têm de ultrapassar os seus limites criativos para lidar com estas mudanças. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses exemplos inspiradores cuidadosamente selecionados.

1. Ajuda da IA

2. Projetos com muita composição

Diga adeus aos espaços em branco! Composições pesadas, repletas de muitas coisas em todos os lugares, ocupando todo o espaço da tela serão uma grande tendência de design em 2024. Gráficos ricos em cores e detalhados que utilizam todo o espaço possível estão se tornando cada vez mais populares, pois são capazes de contar mais histórias, prendendo a atenção por mais tempo.

Elementos-chave da tendência de design carregada de composição em 2024:

  • Usar todo o espaço da tela em vez do espaço em branco
  • Muitas ações acontecendo ao mesmo tempo
  • Colorido e rico em detalhes

 

A composição ainda precisa seguir algumas regras, no entanto. Ainda deve haver um foco principal que atraia a atenção instantaneamente. Você pode conseguir isso usando o equilíbrio perfeito entre diferentes elementos enquanto cria uma composição complicada e cheia de detalhes.

A composição mais intensa também é ótima para fins promocionais e de marketing. À medida que o público observa o design por mais tempo para entender o que está acontecendo, as chances de se lembrar da marca ou campanha aumentam significativamente.

3. Efeito de Vidro Revestido

O vidro revestido aumenta a profundidade, difundindo a luz para criar efeitos intrigantes que capturam a atenção do olho. Um aspecto integrante do estilo Art Déco é que ele experimentou um ressurgimento no design de interiores nos últimos anos. Além disso, há um aumento considerável nos designs gráficos que incorporam esse elemento de maneiras interessantes e variadas.

O efeito do Vidro Revestido é ótimo para experimentos, pois pode ser usado de diversas maneiras. Você pode abordá-lo ao vivo ou por meio de efeitos, pode usá-lo como um efeito de texto. Você também pode desfocar uma imagem ou enlouquecer com animações, pois ela age de forma hipnótica e aumenta a retenção.

4. Rosa da Barbie

5. Cores Vibrantes

As cores vibrantes são tendência há anos, mas talvez devido à influência da Barbie, é provável que se tornem ainda mais populares em 2024.

Esses designs gráficos ricos em cores com cores fortes e contrastantes chamam facilmente a atenção do público. Perfeito para mídias sociais, pôsteres e anúncios. Em 2024, as cores extremamente saturadas continuarão sendo o campo de batalha dos designers que lutam para chamar a atenção e fazer com que seus designs se destaquem.

Os designs coloridos são muito populares para fins de marketing, pois proporcionam uma sensação de diversidade e variedade. O Google é um ótimo exemplo de como uma marca colorida pode gritar “Temos tudo”. Usar cores vibrantes no design também é um ótimo truque para chamar a atenção, que melhora o contraste e faz com que seus designs se destaquem em qualquer ambiente.

6. Gráficos de pontos

As fontes de pontos estão se tornando muito populares. Um grande exemplo disso é a marca Nothing, que se tornou viral pelos seus conceitos criativos.

7. Pixels redescobertos

8. Projetos com referência na natureza

Como o interesse por produtos biológicos e orgânicos aumenta constantemente, a tendência também chega ao design gráfico. Cores naturais, materiais naturais e sensação geral natural são algo que torna um design atraente em 2024. Claro, é uma das coisas que não pode ser aplicada a absolutamente todos os nichos, mas designs em indústrias como alimentos e bebidas, cosméticos ou a medicina só podem beneficiar-se desta tendência.

Elementos-chave da tendência de design com referência na natureza em 2024:

  • Uso de tons de cores naturais
  • Texturas inspiradas na vida real e elementos reciclados
 

Com todos os alimentos e produtos artificiais inundando o mundo, os produtos e designs naturais estão se tornando cada vez mais populares. Ter isso em mente aumenta suas chances de atrair o interesse. É claro que ser inspirado na natureza não significa necessariamente que você deva se limitar às cores verde e marrom. Há muitas maneiras de tornar um design mais natural com texturas, formas naturais e estilos feitos à mão.

9. Gradientes Abstratos

Os gradientes têm sido uma tendência popular no design gráfico já há algum tempo, mas em 2024 os eles começam a parecer mais abstratos, interessantes e artísticos. Usar cores vivas ou experimentar tons de cores impopulares pode fazer com que um design realmente se destaque, e estamos muito entusiasmados para ver quais designs criativos com gradientes surgirão em 2024.

Combinar cores não tradicionais é, na verdade, quebrar as regras das cores. Cores que no papel não deveriam ficar bem próximas umas das outras são uma espécie de protesto, usadas pelas empresas para dizer “Ei, somos diferentes, não somos iguais aos outros”. Ainda assim, deve haver estética e o design geral ainda deve parecer agradável à vista, por isso é necessário muita habilidade e prática para criar um design bom e moderno com gradientes abstratos.

10. Grades e bordas visíveis

As grades servem para ordenar o design e melhorar a legibilidade. Na maioria dos casos, os designers estão tentando sair da grade – para torná-la imperceptível e quebrar as regras. Bem, em 2024 as tendências estão a mudar, e uma das tendências de revolta mais interessantes são as grelhas perceptíveis e as bordas visíveis entre as seções. Portanto, não seja tímido e use as grades a seu favor, tenha orgulho disso e apresente ao mundo seu design inspirado em grade.

O uso de grades em seus projetos melhorará a hierarquia e a estrutura do projeto. Quanto maior o elemento, mais importante ele é. No entanto, as grades ainda permitem que você crie designs abstratos e mais criativos usando o espaço livre ou quebrando a grade de acordo com suas necessidades.

Palavras Finais

Numa época em que a IA pode recriar estilos populares instantaneamente, desafiar as convenções ao adotar paletas de cores, formas e conceitos não convencionais definirá 2024, e as tendências de design deste ano exemplificam essa mudança. Enfatizar composições complexas e designs ricos em narrativas, com escolhas cativantes de cores, fontes e formas, irá diferenciar seus designs. Além disso, fazer da IA ​​sua aliada no processo criativo é essencial para a produtividade e otimização do fluxo de trabalho. A competição de design está mais acirrada do que nunca, e a adaptação é fundamental para manter a liderança.

Perguntas Frequentes

Você deve seguir as tendências de design?

Pois bem, tendências são uma ótima maneira de se expor seguindo os designs mais procurados e populares. Mas não é necessário seguir as tendências de design – esta é uma indústria criativa em que o trabalho único faz avançar as coisas, e a sua abordagem criativa é o mais importante. Ainda assim, as tendências são importantes por diferentes razões, e você deve encontrar o equilíbrio certo entre a sua criatividade e a modernidade, o ponto ideal que se adapta ao seu estilo e visão.

Como essas tendências são reunidas?

É difícil ver a tendência instantaneamente – pesquisamos milhares dos designs mais populares, novos e emergentes lançados nos últimos meses em várias plataformas para determinar as tendências que estão crescendo e as que estão caindo.

A IA ainda será uma tendência popular em 2024?

A Inteligência Artificial será cada vez mais comum em 2024 – muitas novas ferramentas estão surgindo, e novas possibilidades são descobertas todos os dias.

A IA substituirá os designers, a indústria está morrendo?

Certamente não! Ainda assim, os designers terão que se adaptar à nova realidade e aproveitar a tecnologia para serem mais competitivos e produtivos.

A IA pode melhorar meus designs em 2024?

Usar IA ao criar design será uma habilidade importante para acelerar seu fluxo de trabalho, encontrar inspiração e ser mais criativo. A IA pode realmente ajudá-lo a minimizar o trabalho manual e focar mais no lado criativo do processo de design, então sim, pode ser bastante útil.