O que é realidade aumentada e o que é realidade virtual?

Os limites do mundo real e da tecnologia vêm se confundindo há bastante tempo. Você com certeza não só ouviu falar, como já teve contato com realidade aumentada e com realidade virtual, mas a diferença entre as duas pode ser um pouco confusa.

Tanto a realidade aumentada quanto a realidade virtual são tecnologias com o propósito de alterar o que nós vemos e as experiências que temos na vida real, só que cada uma faz isso de uma maneira distinta, e é sobre suas particularidades que vamos falar!

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada adiciona elementos digitais, como imagens, vídeos, objetos 3D, ao nosso mundo real. Diferentemente da realidade virtual, sobre a qual a gente vai falar em seguida, a AR (augmented reality) não cria um universo do zero, ela apenas, como o próprio nome sugere, incrementa a realidade.

Por meio de algo tão simples como uma câmera no seu celular, você pode visualizar coisas que não estão de fato lá, mas você ainda vai ter o que está realmente na sua frente como base. É uma forma de juntar o ambiente físico com o digital.

Sabe o Pokémon Go? O jogo, que ficou mundialmente famoso, permite que você abra sua câmera e capture um Pokémon como se ele estivesse na sua frente, inserido no ambiente onde você estiver.

Os filtros de redes sociais como Instagram, TikTok, Snapchat, que todo mundo usa, são também realidade aumentada. Inclusive, o Snapchat foi pioneiro nesse tipo de ferramenta!

Mas a realidade aumentada não é usada apenas para o entretenimento. Existem diversas áreas que podem se beneficiar dessa tecnologia. Por isso, as marcas estão encontrando formas de aplicá-la para agregar valor aos usuários e gerar crescimento.

Um exemplo interessante é o IKEA Place, um aplicativo que te deixa escolher um produto da loja e visualizá-lo na sua casa. Um modelo 3D de escala real é colocado virtualmente no lugar onde você desejar, basta apontar a câmera e posicioná-lo como for melhor para você. É definitivamente uma ferramenta inovadora para decoração.

No mesmo sentido, a L’Oréal fez uma parceira com um aplicativo que possibilita ao usuário experimentar diferentes tipos de maquiagem e produtos de beleza da marca. Funciona como um filtro: ele identifica seu rosto e você pode escolher qual tom de base fica melhor em você, por exemplo.

Perfect_Corp_850-525

O que é realidade virtual?

A realidade virtual ou VR (virtual reality) cria uma simulação completamente imersiva. Não há mais contato com nenhum aspecto do mundo real – o usuário é transportado para um ambiente existente apenas no plano digital.

Com óculos especiais que bloqueiam totalmente a visão do exterior, como o HTC Vive Cosmos, o Oculus Quest e o PlayStation VR, é possível interagir com objetos 3D como se você fizesse parte daquele mundo. Todos os seus sentidos são estimulados para criar a ilusão de que você está em outra realidade.

Quando a gente pensa em realidade virtual, o que vem primeiro à cabeça é a indústria de jogos, mas, apesar de esta ser a indústria em que essa tecnologia é mais comumente usada, sua aplicação não para aí. A VR também causa impacto em outros setores e negócios.

O treinamento de funcionários é um bom exemplo: a VR pode colocá-lo numa situação hipotética e deixá-lo praticar como se ele estivesse realmente vivenciando aquilo. Não só no meio corporativo, mas imagine, na área de saúde, um médico praticando cirurgia, por exemplo. Ou então profissionais do campo de segurança, podendo ter experiências de combate e confronto que, na vida real, seriam perigosas.

No ramo imobiliário, modelos 3D simulam construções. Se você comprar uma casa na planta, não seria muito legal entrar nela e visualizar todo o projeto como se ela já estivesse pronta?

De forma geral, as empresas podem usar a tecnologia para que os clientes experimentem seus produtos e serviços – algo semelhante ao que a L’Oréal e a IKEA fizeram com a realidade aumentada, mas com uma experiência mais imersiva. Imagine você comprando um equipamento esportivo com a sensação de que você está usando-o em campo!

Dá, inclusive, para ir a qualquer lugar do mundo. Não sabe qual destino ir na sua próxima viagem? Se uma agência de turismo disponibilizar simulações de cidades diferentes, fica mais fácil escolher qual vai te agradar mais.

Na educação, a realidade virtual cria infinitas possibilidades. Nós já falamos sobre como a tecnologia pode influenciar positivamente os métodos educativos e citamos a VR. A ideia de trazer para a sala de aula ou qualquer ambiente de estudo conceitos que antes ficavam apenas no plano abstrato com certeza contribui para atrair a atenção do aluno e facilitar o aprendizado.

Obviamente, a indústria de entretenimento se beneficia muito das experiências imersivas criadas pela VR. Os jogos, como a gente comentou, filmes e qualquer produção visual podem trazer para o usuário e o espectador a possibilidade de escolher seu próprio ponto de vista e de interagir com aquele universo.

BÔNUS:
O que é realidade mista?

A MR (mixed reality), também chamada de realidade misturada ou híbrida, é a menos conhecida, e ela é confundida com a realidade aumentada, mas vai além. Aqui, você ainda mistura o físico com o tecnológico, só que o usuário pode interagir com os elementos digitais sem a necessidade de uma tela de celular, e esses elementos também interagem com o ambiente. A impressão que eles fazem parte do mundo real é maior.

O Microsoft HoloLens é um exemplo de dispositivo de realidade misturada: ele trabalha com hologramas 3D, com reconhecimento de gestos, vozes e olhares, por meio de controladores de movimento.

O mercado dessas tecnologias está crescendo: de acordo com a Acumen Research and Consulting, em 2021, o mercado de realidade virtual e realidade aumentada alcançou o valor de U$ 22,6 bilhões, e estima-se que esse número chegue a U$ 451,5 bilhões até 2030, com uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 38,5% entre 2020 e 2030.

Não há dúvidas que a AR, a VR e MR são tecnologias promissoras com inúmeras aplicações e possibilidades. Além de divertidas, elas podem ser bem úteis em diversas áreas e auxiliar em tarefas do dia a dia. Resta saber de quantas outras formas nossas vidas serão afetadas por essas inovações.

escrito por

artigosrelacionados