Entender as cores e suas implicações é uma ferramenta poderosa não só para designers, mas para qualquer pessoa que deseje aplicá-las da melhor maneira possível: na identidade visual de uma empresa, em decorações e até mesmo para ajudar a trazer sentimentos específicos para suas vidas.
É muito pessoal a escolha da sua cor favorita, mas existe toda uma ciência por trás da sensação que temos ao ver uma cor. Saber o efeito que uma cor causa é a chave para criar um projeto para lá de impactante!
O significado das cores pode ser explicado por efeitos psicológicos, condições biológicas e também por questões culturais. Você consegue perceber isso porque o tempo todo associamos elementos com cores, como fogo com vermelho, natureza com verde. Elas podem até salvar nossa pele, como quando, por exemplo, ligamos cores vibrantes à atenção, porque animais ou plantas de cores vibrantes costumam ser venenosos. Então, vem com a gente listar aqui alguns fatores pertinentes para estabelecer esses significados:
Aspecto cultural
A gente sabe que cada cultura tem sua percepção das cores, usando-as de maneiras diferentes, dependendo da ocasião ou do sentimento que se deseja passar. Por exemplo, no Ocidente, o branco é muito ligado a casamentos, pureza e paz, enquanto em alguns países do Leste Asiático, ele é associado a luto. O vermelho, por sua vez, pode significar sorte na China e luto na África do Sul. É por isso que é bem importante se atentar a esses detalhes!


Aspecto temporal
O significado de uma cor pode mudar com o tempo. O azul, que, hoje em dia, é visto como uma cor para homens (por mais que isso seja bem discutível, né?), já foi considerado feminino, enquanto o vermelho fazia as vezes da cor mais masculinizada. Aliás, informação bônus sobre mudanças temporais: o salto alto era utilizado pelos homens no passado. Sabia dessa?
Tons
O simples ato de mudar o tom ou a saturação de uma cor pode ser responsável por criar um sentimento completamente diferente. Um tom mais claro pode ganhar uma interpretação nova em relação a um tom mais escuro da mesma cor. Isso vai ser melhor exemplificado na análise individual de cada cor!


Combinação de cores
Esse é o desafio. Quando você coloca uma cor junto a outra, você pode potencializar o significado de uma ou da outra, ou até criar algo completamente novo! As possibilidades são infinitas, mas é necessário levar em consideração qual é o seu objetivo e qual efeito você quer alcançar.
Existe uma separação fundamental na nossa interpretação de cor: os tons quentes e os tons frios. Tons quentes são associados à paixão, calor, energia e entusiasmo. Já os tons mais frios são relacionados à natureza, calma, relaxamento e profissionalismo.
Com esse contexto delineado, vamos ver na prática? Aqui vai uma explicação por cor (segundo nosso entendimento ocidental):
Vermelho
Essa cor primária está sempre ligada a emoções fortes. Ela pode ser associada tanto ao amor quanto à raiva. Isso é tão verdade que a gente pode ver vermelho em imagem de cupidos, mas também em figuras como o diabo. É a cor que causa desejo e paixão, e também é usada para atenção, como o sinal vermelho do semáforo ou rótulos de embalagem que indicam perigo. É tão intensa que pode ter o efeito físico de aumentar a pressão arterial e até alterar a respiração! O vermelho é reconhecido, inclusive, por provocar fome, daí ser utilizado em restaurantes e marcas de comida. Vieram vários logos na sua mente, não é? É preciso, no entanto, ter cuidado: por ser forte, se usado em demasia, pode ficar exagerado. Bom lembrar também da diferença de tons: os vermelhos mais claros trazem mais energia, enquanto os tons mais escuros são relacionados ao poder e à elegância.
Amarelo
Uma das três cores primárias, o amarelo representa energia, otimismo e confiança. Ativa o lado criativo do cérebro, expressando felicidade e positividade. Assim como o vermelho, também é associado à fome (lembra do M do McDonald’s? É um exemplo de amarelo usado em restaurantes — o vermelho também está ligado a essa marca). Se a sua ideia é passar diversão e até custo baixo, o amarelo pode ser a sua escolha perfeita. Quanto aos tons, o mais brilhante é utilizado para atrair atenção e acentuar, e é o mais relacionado à animação, o pálido pode ter a ver com natureza e saúde e ainda é uma opção neutra para bebês e crianças pequenas. O amarelo mais claro é a variação que traz o sentimento de calma, enquanto o mais escuro exprime antiguidade. O amarelo neon às vezes pode parecer mais artificial.
Laranja
É a mistura de vermelho com amarelo, combinando a paixão e calor do vermelho com a alegria do amarelo. Representa a coragem e o entusiasmo. Traz os sentimentos de otimismo, criatividade, felicidade e juventude. Expressa também liberdade. Por associação com a fruta, ainda pode ser ligado à saúde e à vitalidade. Em um tom mais apagado, remete ao outono, a estação que deixa tudo bem laranjinha! É, inclusive, uma alternativa para o vermelho, quando a intenção é optar por um tom quente, mas que seja mais divertido e não tão forte.
Rosa
É a combinação do vermelho com o branco, criando uma cor que expressa feminilidade, sensibilidade, amor e tranquilidade. Ele agrega doçura e charme. Por isso, o rosa costuma estar presente em produtos destinados às mulheres, às crianças, assim como na indústria de beleza e na de moda. Mas ó, é bom ter cuidado para não cair no cliché de sempre ligar feminilidade com o rosa! É interessante usá-lo também de maneiras surpreendentes, para adicionar um elemento surpresa ao design.
Azul
A última das cores primárias, o azul é mais conhecido por causar serenidade, paz e calma. Está fortemente ligado à lealdade, à responsabilidade e à inteligência. Pode também ser associado à tristeza. Diferentemente dos tons quentes, o azul tende a tirar o apetite, não sendo, por isso, muito usado no ramo alimentício. Se sua ideia é transparecer profissionalismo, o azul é uma ótima alternativa! Tanto a indústria tecnológica quanto a de saúde fazem bastante uso desta cor. É a cor perfeita para meditar e relaxar. Azuis clarinhos são mais amigáveis e criam uma sensação maior de calma, enquanto os tons escuros transmitem uma aparência forte e de confiança.
Verde
Composto pela junção de azul com amarelo, é impossível não ligar verde à natureza! Devido a essa associação quase automática, ele é relacionado à saúde, à vida, ao crescimento e ao equilíbrio. Por ser a cor do dinheiro em alguns países, ele acaba sendo associado também à riqueza. Os tons brilhantes são mais vibrantes e tendem a trazer aquela energia a mais, já os tons escuros têm um aspecto de abundância. O verde oliva é muito ligado à natureza, e o verde neon, assim como acontece com o amarelo neon, pode dar aquela sensação de artificialidade.
Roxo
Azul e vermelho juntos criam essa cor misteriosa e bastante espiritual. Antigamente, era uma cor muito usada pela realeza, sendo, por isso, até hoje ligada à luxúria. O roxo também está associado à criatividade, dando um ar de inspiração e imaginação. Como tem essa espiritualidade toda, a gente pode ver essa cor associada a várias religiões, como o Catolicismo, o Judaísmo e o Budismo. Você pode combiná-lo com o dourado se quiser abusar do luxo! Com verde, você consegue um contraste bem legal, e com o rosa, você também pode reforçar a feminilidade. Ah, os tons escuros vão te ajudar a criar uma associação maior com o misticismo e a luxúria, enquanto os tons mais clarinhos (como lavanda e lilás) são perfeitos para um aspecto romântico!
Marrom
Entramos no mundo das cores neutras, e a primeira que vamos analisar é essa cor que é um neutro quente. O marrom nos remete à terra e à madeira, por isso nos dá a sensação de naturalidade, simplicidade e conforto. É também relacionado à tradição, como algo antiquado — sabe aquela aparência de móvel antigo? Se você procura um design neutro, mas não quer abrir mão de um calorzinho, aposte no marrom! Pode ser usado como fundo, e o tom escuro é uma alternativa como substituto do preto. Tem mais força quando combinado com outras cores: com verde, por exemplo, você consegue reforçar o aspecto natural e orgânico.
Cinza
É a cor neutra conhecida por ser fria, prática e conservativa. O cinza traz o profissionalismo, o compromisso e a maturidade. Pode ajudar a dar um ar de modernidade também! Por ser neutro, existem muitas opções de como combiná-lo com outras cores, e muitas vezes ele tem um papel secundário, funcionando como base. Se você combiná-lo com azul, por exemplo, vai potencializar a aparência profissional. Fica superinteressante no lugar de branco como fundo ou, num tom mais escuro, substituindo o preto para diminuir um pouquinho o contraste. Pensando em combinações com cinza, inclusive, a Pantone decidiu que 2021 teria como cores principais o cinza com amarelo!
Preto
A ausência de cores. Misterioso e versátil, o preto revela uma atmosfera sofisticada, sexy e forte. Está associado ao poder, ao controle, à elegância e à exclusividade. Pode também ser intimidador. Ele é muito usado com outras cores, servindo como um contraste para que elas sobressaiam mais. Seu objetivo é intensificar a ideia de prestígio e poder? Então combine-o com dourado, prata ou até roxo. Com cores como vermelho ou laranja, você vai alcançar um resultado bem impactante. O preto consegue adotar diversas faces — tudo depende das combinações que você fizer. Até porque a gente sabe que de básico ele não tem nada!
Branco
O oposto do preto – é a combinação de todas as cores. Minimalismo e simplicidade, paz e pureza. O branco tem todos esses significados, mas como a gente já te contou, isso pode variar de cultura para cultura. É também associado à bondade e à saúde. É uma cor que, apesar de clássica, consegue modernizar um design. A mais neutra das cores, ela funciona como base, ficando em segundo plano, por isso é bastante usada em fundos. Não existe limite para as possibilidades de combinações! O branco vai bem com qualquer cor. Com tons pastéis, por exemplo, ele adota uma feminilidade.
Com o preto, é considerado um look minimalista e clássico, mas é importante refletir sobre a questão cultural por trás dessa combinação: cuidado para não fazer um contraste entre as cores colocando o branco como algo positivo, e o preto como negativo
(Clique aqui para entender melhor sobre isso)
Bege e Creme
Essas cores misturam o calor do marrom e a frieza do branco. No bege, a gente consegue perceber melhor esse calor, enquanto no creme, há uma semelhança maior com o branco. As duas costumam pegar características das cores com as quais estão sendo combinadas, então sozinhas elas geralmente não têm tanto impacto. Um uso bem interessante é quando você quer dar uma iluminada em cores mais escuras, sem apelar para o branco, que causa um contraste mais forte.
Cores Metálicas
As principais são dourado, prata e bronze. O dourado é a cor da vitória, do sucesso e do glamour. O prata tem uma pegada mais fria, mas também representa elegância. Já o bronze, por sua semelhança com o marrom, é associado à natureza e à maturidade. Combinadas com preto, o efeito de elegância e glamour é intensificado. O fator negativo dessas cores é que elas são de difícil reprodução no mundo virtual, porque funcionam melhor materializadas, com textura. Para tentar recriá-las online, você pode usar sombreamento e iluminação.
Multicolor
Essa é para você que acha que quanto mais, melhor! Usar várias cores traz uma sensação de criatividade e diversão, dando destaque ao projeto. Cores complementares, que são aquelas opostas na roda de cores (vermelho e verde, por exemplo!), ajudam a dar um elemento “wow” na composição; cores análogas, ou seja, as que estão juntas na roda de cores (azul e verde, por exemplo!), causam uma harmonia maior. Há ainda as cores tríades, que funcionam assim: você escolhe uma cor e salta três cores na roda, levando à próxima cor, e depois faz o mesmo, chegando à última cor, o que forma um triângulo (vermelho, amarelo e azul são exemplos de cores tríades) — essas têm um efeito mais dinâmico.