Orce o seu Site
Desenvolver o website para uma marca é um grande momento para quem está construindo sua empresa. E, para ter um resultado que seja motivo de orgulho e felicidade, é fundamental levar algumas questões em consideração. Estamos aqui para ajudar em todas elas!
quer orçar o seu site?
antes de preencher, recomendamos ler as dicas abaixo! podem ajudar bastante.
Te responderemos o mais breve possível!
o que você precisa saber antes
Construção do conteúdo
Pense no projeto de uma casa nova. Quando ela for construída, você já deve saber onde irá o quê, certo? Espaço para a mesa de janta, a cama, o sofá da sala… Tudo isso precisa ser pensado antes. Na construção de um site não é diferente. Pense em um quadro branco que será preenchido da forma como você achar mais interessante. Se precisar de um empurrão inicial, use a ferramenta 5W2H.
Os 5W:
- What (o que)
- Why (por que)
- Where (onde)
- When (quando)
- Who (por quem)
Os 2H:
- How (como)
- How much (quanto custa)
Não tem problema se não conseguir responder todas, mas para começarmos a desenvolver um site, é imprescindível já existir um caminho de conteúdo definido pelo cliente (você!). Assim, você nos envia os conteúdos (textos e imagens), e assim desenvolvemos a interface perfeita para a sua marca. Combinado?
Disponibilidade de tempo
Se a dica anterior parece trabalhosa, é porque ela de fato exige tempo e dedicação. A ideia é que esse site seja a melhor versão possível da imagem que você quer passar da sua marca, e isso demanda. Podem ser meses de construção de conteúdo!
E, quando esse conteúdo estiver definido e chegou a fatídica
Paciência com prazos
Quando um projeto chega para o Studio Venturas, nós temos sempre o prazo mínimo de dois meses. E esses dois meses significam sites menores, sem grandes elaborações (ou seja, vendas de produtos, site em multilínguas, etc). Porém, dependendo da complexidade, pode chegar a até seis meses.
A construção de um site não é imediata. É a união de uma proposta bastante sólida, que é a marca, com a criatividade de retratar isso de forma atrativa. É aqui que mora o pulo do gato!
Custos iniciais
Contratar uma agência para desenvolver o seu site com certeza será o custo principal – mas há outros, menores, que precisam ser levados em consideração. São eles:
- A compra do domínio (geralmente o pagamento é anual)
- A hospedagem (pode ser mensal, anual, bianual, por aí vai)
E, outros gastos que podem agregar bastante valor ao produto final:
- Um bom banco de imagens
- Serviço de e-mail, que pode não estar incluso na hospedagem (por exemplo, trabalhar com o Google Worspace ou o Microsoft Office)
IMPORTANTE
Existem diversas ferramentas que também fazem parte do universo digital, e que são totalmente gratuitas! São elas:
- Criar a sua loja ou marca no Google Empresa
- Google Analytics
- Mapa de calor do uso do site (é gratuito temporariamente, mas já ajuda bastante)
Cuidado no pós
Assim como pensar na manutenção de uma loja física, um site também precisa de cuidado recorrente. Não pense que é somente colocar ele pro mundo e deixar que ele se vire sozinho – um site desenvolvido em WordPress precisa de atualização constante, e é importante pensar em quem será o responsável por isso. Quem irá:
- Criar novas páginas
- Atualizar artigos do blog
- Atualizar o sistema WordPress
- Atualizar os plugins internos
- Estar atento para potenciais invasões
- Entrar em contato com a hospedagem caso algo ruim ocorra
Pode ser alguém da empresa, mas pode ser uma empresa terceirizada (como nós!). Seja quem for o escolhido, tenha isso em mente antes do o site estar, de fato, online.